A turma da disciplina de “Química Ambiental” do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, da Universidade Federal do Maranhão, Campus Grajaú, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Grajaú (SAAE), na tarde da terça-feira (24/05/2022).
Para professora Ionara Nayana Gomes Passos, doutora em biotecnologia em recursos naturais, que estava acompanhando o grupo, a visita técnica teve como objetivo principal, aproximar os conhecimentos teóricos às práticas profissionais.
Ionara disse que trabalha muito a questão química ambiental com seus alunos, para isso busca mostrar a importância dessa área para a valorização e respeito ao meio ambiente.
Os alunos foram recebidos pelo operador de ETA, Pedro Sergio, que apresentou as etapas do processo de tratamento pelas quais a água passa antes de chegar às residências para consumo. Os acadêmicos conheceram as instalações da ETA, com destaque para a calha Parshall, o floculador, o decantador, o filtro, e o reservatório da água.
O diretor geral do SAAE, Raimundo dos Santos, disse que as portas da Autarquia Municipal estarão sempre abertas para a comunidade educacional.
“Além de conhecer na prática as etapas do tratamento de água de abastecimento para atendimento aos padrões de potabilidade, os estudantes podem compreender as reais necessidades de cuidado e preservação deste bem em nosso município”, lembrou.